Cocho de água
Enviado por Antonio Carlos de Andrade Júnior
Caros colegas sou um apaixonado por produção de ruminantes e descobri uma solução para os bebedouros que como todos nós sabemos vivem quebrando as bóias devido aos animais associarem a renovação de água e por chamarem a sua atenção.
Fui experimentando de tudo: coloquei o cano de entrada dentro da água. É uma solução que melhora um pouco, mas os animais ainda mechem bastante.
O que descobri é que os animais não mexem nas bóias de cor verde!!!
É impressionante! Vivia trocando a bóia. Agora já tem quase um ano que coloquei a bóia verde e está em pleno funcionamento. Acredito que acham ser uma alga sobre a água, o que eles têm aversão!
Coloquei bóia verde até em bebedouros pequenos de tambor, que são mais acometidos sem problema algum com o quebra das bóias. Os animais realmente não mexem nas bóias de coloração verde!
Todos nós sabemos da importância de uma água de qualidade para os animais produzirem bem, por isso andei lendo bastante sobre o assunto e não achei nada sobre o que estou relatando.
- Um cocho considerado bom para os ruminantes, poderia chegar a 20 animais e tomando água juntos. Com essa lógica ele tem que ser no mínimo de 6m de circunferência, o que é uma grande caixa.
- A água tem que estar no mínimo de 19 °C. Caso esteja abaixo disso ocorre redução no consumo de matéria seca. Uma lâmina de água estreita é rapidamente aquecida pelos raios solares. Sendo uma grande caixa favorecida.
- A renovação da água tem que ser no mímimo de 40% ao dia. Menos do que isso ocorre um menor consumo de água. Essa grande renovação permite que fique bem limpa, pois a água de entrada tem que ser de ótima qualidade. Então para renovar 40% da água por dia o bebedouro teria que ser dimensionado pelo número de cabeças que iriam consumir água nele. Uma lâmina de água extensa e fina.
- Existem trabalhos relacionados com a distribuição de água na propriedade melhorando o consumo de pastagem. Reduzindo área de subpastejo, o pasto é melhor manejado e aproveitado com a distribuição de água na propriedade.
- Existem trabalhos descritos sobre um melhor e mais contínuo consumo do suplemento mineral o que para nós, em um pais tropical de solos pobres é de grande importância.
- O consumo de água é muito importante, pois sabemos que dentro do rúmen as partículas pequenas são separadas das grandes pelos movimentos ruminais onde o processo de flutuação das partículas grandes menos densas voltam para a boca no processo de ruminação. E as partículas mais densas por decantação possuem uma taxa de passagem mais rápida. É muito importante que o rúmen esteja com água para que este processo físico seja mais eficiente. A restrição de água vai influenciar diretamente na taxa de passagem dos alimentos.
Achei uma ferramenta muito boa o Mão na Roda!
Por isso resolvi partilhar minha experiência. Espero que tenha ajudado!
Segue uma foto em anexo.
Desde já agradeço
Antonio Carlos Andrade Júnior - Médico Veterinário
Esp. em prod. de ruminantes
Depto. Técnico Matsuda

Comentários
Preciso de orientação sobre bebedouros de água para bovinos que sejam resistentes e leves.
Tenho poço artesiano.
ALUISIO GONCALVES 21/10/2012
tenho outra solução eu uso a boia no fundo tanque e corto a vareta da boia ao meio e amaro a parte da vareta do fundo do tanque com a parte da vareta com a boia e assim a boia fica flutuando na lamina d'agua o boi pode ate morder que nao tem problema.
Entendi....pode ser usado juntamente com a bóia VERDE. Fica SHOW!!!
tenho outra solução eu uso a boia no fundo tanque e corto a vareta da boia ao meio e amaro a parte da vareta do fundo do tanque com a parte da vareta com a boia e assim a boia fica flutuando na lamina d'agua o boi pode ate morder que nao tem problema
achei muito interesante.gostaria de saber qual a altura .
Parabéns pela descoberta.Nunca vi coisa igual, passam tentando quebrar as bóias. Vou testar. Abr.
Caro Antonio Carlos
Obrigado p/ sugestão. Valeu!!!!
Muito Bom!!!!! Parabéns, grandes idéias surgem das pequenas observações. Aposto que vai ajudar muita gente e estou mudando as bóias da fazenda agora mesmo. Um grande abraço
Valeu Jr. É necessário que sejamos competentes e "apaixonados" para continuarmos a descobrir pequenas soluções para grandes problemas.
Um abraço
Zé Reis
Excelente. Temos sempre a agradecer certas experiências práticas e inovadoras que trazem benefícios aos produtores e também aos animais. Digo porque somente pessoas apaixonadas pelo que fazem têm em si a sensibilidade e percepção de observar a relação do ser humano com o animal; e a partir do momento que respeitamos suas necessidades e seu comportamento da espécie muitos dos problemas são resolvidos e associado a isso temos a possibilidade de produzir mais. Parabéns Junior!!!!
Antonio Carlos,
Obrigado por sua participação em nossa coluna.
Costumo brincar que vaca acha que bóia é chiclete.
É realmente impressionane o quanto as vacas nos ensinam quando paramos por alguns minutos e prestamos atenção no que elas nos "dizem".
Abraço
Parabéns pela iniciativa, Antônio Carlos! É de pessoas com ideias e ações como a sua que precisamos para alavancar a atividade pecuária em nosso país.
Depois de muitas bóias quebradas em minha propriedade, estou mudando todas para a cor verde! Obrigado!
Boa a foto, parabéns!