Suplementação de concentrado a campo


    Enviado por Marcelo Valente Selistre / Supervisor Rio Grande do Sul



    Esta idéia serve para suplementar bovinos em qualquer potreiro, mesmo que não tenha estrutura de armazenagem, a distância seja grande da sede, ou nos casos de quem trabalha com sistema rotativo.

    Se monta um estrado no chão e faz a pilha com a ração ensacada, tapa bem com lona e ata com corda e pode colocar moirões na volta para ajudar a segurar a lona, não pode deixar frestas, caso contrário os animais acham o furo e alcançam a ração, alguns casos, cercam com cerca elétrica na volta para garantir, mas não é necessário, estando bem tapado, que também protege da chuva. Os cochos devem ser de 1/2 bambona, que são leves e fáceis de mudá-los de posição.

    O limitante é a quantidade de animais, se forem mais do que 60 - 80 cabeças já fica desgastante para quem raciona diariamente e o estoque de ração fica muito grande ou dura muito pouco tempo.
    É um sistema muito barato, que mudar de local quando quiser, sem custo, excelente para racionar em sistema de pastoreio rotativo, se repõe a ração conforme a necessidade, semanalmente ou quinzenalmente, apenas uma pessoa consegue tratar os animais. No caso de campos arrendados, longe da sede, um homem a cavalo pode tratar os animais diariamente, mesmo em locais de difícil acesso.













    Participe! Deixe seu comentário sobre esta matéria.

    Seu endereço de e-mail não será divulgado.
    Conteúdo publicado mediante moderação.

    Nome:
    E-mail:
    Cidade/Estado:
    Comentário:
    Digite estes números no campo ao lado:
    CAPTCHA
    Acompanhar comentários:
      Enviar comentário

    Comentários

    Enviado por Alexandre Valente Selistre em 06/12/2011

    E funciona!