Cocho trenó: o cocho que anda

    Nivaldo Michetti / Sitio São Paulo / Santana do Itararé, PR
    Enviado por Valter Patriarca



    Criado pela Embrapa, a utilização do cocho trenó como recurso para fertilizar pastagens, foi uma grande descoberta do produtor Nivaldo Michetti (Sitio São Paulo – Santana do Itararé- PR), é um equipamento que faz rodízio nos piquetes durante a seca fertilizando a área e descontaminando o meio ambiente. O cocho-trenó permanece até 2 dias, depois é colocado cinco metros adiante, e assim sucessivamente, para que os animais urinem e defequem por toda a área do piquete, de modo bem uniforme, o que, além de poupar o trabalho de manejo do esterco, aproveita totalmente a urina e as fezes para a adubação enriquecendo o solo por igual.

    Quando comparado com o cocho fixo em determinado ponto onde ocorre desperdícios desse material que é bastante rico. Como exemplo, podemos citar um lote com 40 vacas fornece no piquete em torno de 2.000 litros de mistura fezes + urina (50 litros por animal) e como os cochos permanecem no mesmo piquete por 7 dias durante a seca, temos 14.000 litros (2.000 x 7). Como o piquete tem +/- 1.400 m2, isso representa uma “chuva” de 10 mm. Usando-se os dados da literatura em fertilidade do solo sobre a composição do esterco, teríamos incorporado ao solo nesse piquete cerca de 69 a 84 kg de N + 22 a 30 kg de P2 O5 + 39 a 63 kg de K2O.













    Participe! Deixe seu comentário sobre esta matéria.

    Seu endereço de e-mail não será divulgado.
    Conteúdo publicado mediante moderação.

    Nome:
    E-mail:
    Cidade/Estado:
    Comentário:
    Digite estes números no campo ao lado:
    CAPTCHA
    Acompanhar comentários:
      Enviar comentário

    Comentários

    Enviado por M David Sousa em 30/10/2014

    Muito bom

    Enviado por Denílson Alves dos santos em 07/09/2014

    Muito interessante gostei parabéns para o criador da engenhoca

    Enviado por Lourdes em 14/02/2013

    Estamos querendo fazer cocho trenó em nosso sítio. Estive no Seminário sobre a Cadeia produtiva do leite, Projeto Balde Cheio em Cuiabá, 2012, onde o Nivaldo foi um dos palestrantes. Na oportunidade, fiquei sabendo sobre as vantagens de utilizar o Cocho Trenó para a fertilização do solo. Estou buscando mais informações na Internet para construí-lo em nossa propriedade

    Enviado por Ademilson em 02/03/2012

    Hoje,alem de 100% dos produtores de Santana , o chocho trenó é utilizado por toda a região

    Enviado por Fernando / Vergalhão em 20/02/2012

    Sr. Nivaldo trouxe esta inovação aos produtores de Paranaita e Alta Floresta- MT e tem se mostrado muito eficiente, alem das vantagens descritas evita a formação poças e barro no pé dos cochos muito comuns em regiões de alta pluviosidade como esta.

    Enviado por JAQUES ALVES DOS SANTOS em 16/02/2012

    MUITO FUNCIONAL ESTE COCHO SÓ QUE ESTE DA FOTO ESTÁ MUITO BAIXO ALGUMAS VACAS SOBEM.